Fonte: GAZETA MERCANTIL

CRESCE PREOCUPAÇÃO COM PROJETOS SÓCIOAMBIENTAIS

Uma pesquisa realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com 3110 empresas brasileiras, em 2007, revelou que 91% dessas organizações incluem a responsabilidade social em sua estratégia.

Deste número, 33% são empresas de grande porte, 56% médio porte e, 11% pequeno porte, que têm colocado em seu planejamento ações de responsabilidade socioambiental, incorporação de medidas socioeducativas e implantação de projetos sociais. "As ações socioambientais não evoluem da noite para o dia, existe todo um processo de envolvimento dos funcionários, adaptação, mudanças e melhorias", afirma Andrea Goldschmidt, sócia da consultoria Apoena Social e professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Segundo ela, a empresa tende a migrar para o que o mercado convencionou chamar de relatório de sustentabilidade. "O relatório é muito importante para a empresa, pois visa melhorias não só para o seu negócio, mas também para a sociedade", afirma. "É uma maneira das empresas definirem ações mais consistentes para o ano seguinte, alinhadas à estratégia de negócios e às demandas da sociedade onde atua", acrescenta.

Outro ponto a ser considerado, conforme a professora, é o custo. Muitas empresas ainda não investem no diagnóstico de suas atividades socioambientais por imaginar que terão um gasto elevado. O custo de um relatório inicial não é tão alto, especialmente ao levar em consideração os benefícios que este trabalho pode trazer para os negócios, observa.

"A impressão dos relatórios muitas vezes é bastante onerosa, mas é possível, por exemplo, que a divulgação seja feita no site da organização, gerando bons resultados", ressalta.